Agricultores de Moçambique visitam centro de pesquisas em Sinop
Estão conhecendo o centro de pesquisas da AgroNorte.
Empresários de Moçambique, acompanhados de uma equipe da ESALQ estarão visitando as instalações da empresa Agro Norte Pesquisa e Sementes hoje. Eles irão conhecer o trabalho de desenvolvimento e melhoramento de cultivares de arroz de terras altas e as tecnologias que são usada para obter altas produtividade e qualidade de grão.
O sistema de produção desenvolvido pela Agronorte é de grande interesse dos empresários. Já a produção de arroz de qualidade e produtivo sem lámina dagua pode ajudar a áfrica aumentar a oferta de alimento para sua população.
– Isso é muito importante para nossa região pois é uma opção de mercado, sendo que no último ano, o Brasil soube aproveitar e o continente africano foi o maior importador do produto brasileiro. O comércio de arroz é pequeno comparado à produção total, no entanto é o cereal que alimenta mais da metade da população mundial – disse o gerente comercial da Agronorte, Mairson Santana, através da assessoria.
A escassez de terra e água nos maiores países produtores e consumidores poderá aumentar a demanda pelo arroz no futuro.
Para demonstrar a viabilidade e destacar as novas tecnologias de produção do arroz de terras altas, a APA – Associação dos Produtores de Arroz de Mato Grosso – estará realizando, no próximo dia 31, a 12ª edição do Dia de Campo do Arroz. O evento será no Centro de Pesquisas da Agronorte e trará renomados palestrantes para discutir sobre a cadeia produtiva do arroz.


