Agricultores do sertão da PB têm prejuízo de 95% por conta da estiagem

Falta de chuvas compromete lavoura de arroz no município de Sousa. Secretaria de Agricultura investe em maquinário para incentivar produção..

As lavouras de arroz do município de Sousa, um dos maiores produtores do Alto Sertão da Paraíba, têm sofrido com a forte estiagem, a ponto de comprometer 95% da produção. O município já chegou a possuir 120 produtores de arroz, mas, hoje em dia, são apenas dez os que se arriscam neste tipo de cultura.

Produtores como Antônio Vicente, que já perdeu toda a lavoura de 2012, só devem colher 5% este ano. As chuvas irregulares são o maior motivo para preocupação. No entanto, ainda existem maneiras de contornar o problema.

O agricultor Abel Vieira tem 4 hectares na região de Lagoa dos Estrelas e espera colher 20 toneladas. Ele construiu um poço artesiano para irrigação, o que garante a continuidade de sua produção, mas ainda a muito custo.

Quem plantou em março e tem água para irrigação, só começou a colheita neste mês de julho. Esse atraso tem se refletido no preço do arroz, que está custando 70% a mais que no ano passado. O valor era de R$ 1 e, agora, é de R$ 1,70. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sousa, Paulo Sérgio da Silva, o município está fechando um projeto com o Banco do Nordeste para incentivar o plantio no sertão, através da compra de uma rotativa e três tratores.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter