Agricultores familiares discutem arroz com Embrapa
A ação faz parte de um projeto do PAC-Embrapa que, desde o segundo semestre de 2008, distribuiu sementes para a instalação de unidades demonstrativas (UD´s) para agricultores familiares em 13 escritórios da Ruraltins no Estado.
Os agricultores familiares de Axixá, no Tocantins, terão a oportunidade de discutir com técnicos da Embrapa Arroz e Feijão e Ruraltins o uso de cultivares de arroz de terras altas.
Os agricultores familiares de Axixá, no Tocantins, terão a oportunidade de discutir com técnicos da Embrapa Arroz e Feijão e Ruraltins o uso de cultivares de arroz de terras altas no próximo dia 22 de abril(quarta-feira), a partir das 8 horas, na Fazenda São Francisco, Povoado Morada Nova.
A programação do evento prevê relatos de técnicos da Ruraltins sobre as cultivares apresentadas e debates com técnicos da Embrapa Arroz e Feijão sobre o cultivo do arroz de terras altas em agricultura familiar. A iniciativa visa capacitar produtores para lidar com este sistema em suas propriedades.
A ação faz parte de um projeto do PAC-Embrapa que, desde o segundo semestre de 2008, distribuiu sementes para a instalação de unidades demonstrativas (UD´s) para agricultores familiares em 13 escritórios da Ruraltins no Estado. A maioria das Unidades Demonstrativas está localizada em áreas de assentamentos rurais, como a Fazenda São Francisco, pertencente ao projeto Barranco do Mundo. Outros municípios também receberam Unidades Demonstrativas da Embrapa Arroz e Feijão: Filadélfia, Barra do ouro, Pedro Afonso, Santa Maria, Pium, Marianopolis, Palmas, Novo acordo, Figueiropolis, Peixe, Arraias, Paraum.
Ao visitar as UD´s os agricultores e técnicos podem conhecer as cultivares Caiapó, Primavera, BRS Bonanza, BRS Monarca, BRS Sertaneja e BRS Pepita sendo que as duas últimas tem chamado a atenção pelo seu potencial produtivo e adaptação para a região pré-amazônica.
O evento é uma realização da Embrapa Arroz e Feijão, Ruraltins, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do TO e Governo do Estado e conta com o apoio do Sebrae-TO e Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Estado do TO.