Agricultura gaúcha perde o professor Cláudio Mundstock
Uma das mentes mais brilhantes que conhecemos, trouxe grande contribuições à pesquisa e à lavoura de arroz do RS e do Brasil.
Faleceu na manhã desta terça-feira (23), em Porto Alegre, o professor Cláudio Mário Mundstock, aos 76 anos. Professor aposentado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele atuava como consultor do Instituto Rio Grandense do Arroz desde 2008.
Mundstock se formou agrônomo na então Faculdade de Agronomia e Veterinária (FAV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, turma de 1967. Iniciou sua atuação na Faculdade de Agronomia em 1969, concluindo o mestrado no PPG Agronomia/Fitotecnia em 1970 e o doutorado na Iowa State University (EUA) em 1976. Atuou no ensino, pesquisa e extensão principalmente na área de Fisiologia de Plantas Cultivadas no Departamento de Fitotecnia, sucedido pelo Departamento de Plantas de Lavoura, e PPG Fitotecnia, aposentando-se como Professor Titular em 2003, prosseguindo seu trabalho como Docente Convidado até 2008.
“Uma das mentes mais brilhantes que conhecemos, trouxe grande contribuições à pesquisa e à lavoura de arroz do RS e do Brasil. Podemos citar seu trabalho na avaliação dos programas de Pesquisa e Extensão Rural do Irga e a projeção para os próximos 30 anos. Teve participação técnica na elaboração do Código Florestal Brasileiro, sendo decisivo nas questões ambientais que envolvem a lavoura de arroz do RS, trazendo uma nova visão do setor junto à sociedade. Participou também da construção do programa de iniciação científica da autarquia e também do Selo Ambiental. Hoje é um dia triste para nós. Descanse, professor Mundstock! Sentiremos sua falta”, registrou o engenheiro agrônomo do Irga Rodrigo Schoenfeld.
A Diretoria Executiva do Irga, em nome de todos os funcionários e servidores da autarquia, lamenta profundamente pelo falecimento e presta suas sinceras condolências aos familiares e amigos do professor Mundstock.