Agro Norte apresenta novos sistemas de produção com arroz e soja

Pesquisadores vão apresentar sistema para que agricultor sempre faça duas safras. Já foram testadas dobradinhas variando arroz, soja, feijão e milheto. O resultado foi aumento de renda e compensação ambiental.

Pesquisadores vão apresentar um novo Sistema de Produção para o agricultor aproveitar o solo durante todo o período produtivo e sempre trabalhar com duas safras. Os resultados das pesquisas iniciadas há 10 anos serão apresentados dia 16 deste mês no campo da Agro Norte Pesquisa e Sementes, em Sinop (MT).

O engenheiro agrônomo e diretor da Agro Norte, Ângelo Maronezzi, explica que, de forma simplificada, os pesquisadores usaram Soja precoce para garantir a safrinha. A dobradinha deu certo com Arroz, Soja, Feijão e Milheto.

“Pretendemos apresentar ao público e ao mercado a tecnologia e o material genético desenvolvidos durante esses anos. São sistemas de produção altamente confiáveis e que já são comercializados. A nossa intenção é que outras pessoas saibam como obter lucro usando essas técnicas e se disponham a fazer essa mudança”, explicou.

O cronograma do Dia de Campo prevê apresentação em cinco estações. Na primeira será feita uma abordagem geral sobre o desenvolvimento do projeto. Na sequência os participantes vão acompanhar as explicações sobre quatro Sistemas de Produção. (ver quadro abaixo)

Maronezzi explica que, além do aumento de renda na propriedade e otimização no uso de maquinário, os Sistemas de Produção proporcionam a rotação de culturas, o que contribui para melhorar a estrutura física do solo e a combater pragas e doenças.

“Outra vantagem é a compensação ambiental que o sistema proporciona. Conseguimos deixar a agricultura sustentável, pois aumentamos a produção sem abrir novas áreas”, destaca.

SOJA CONVENCIONAL – Toda a pesquisa foi desenvolvida com sementes de Soja Convencional. A opção foi tomada pela Agro Norte quando, há seis anos, o mercado foi invadido por grãos transgênicos.

“Lá atrás percebemos que o mercado iria exigir soja convencional. Estávamos certos. Atualmente o mercado paga até R$ 3 a mais para cada saca de Soja convencional”, comenta Maronezzi.

De olho nesse mercado, a empresa vai lançar cinco novas variedades de sementes de Soja Convencional durante o Dia de Campo. Serão apresentadas as variedades ANsc 94104, ANsc 88119, ANsc 84107, ANsc 89109 e ANsc 92106.

O 15º Dia de Campo será realizado no próximo dia 16 de abril em Sinop, a partir das 07h30, na sede da Agro Norte Pesquisa e Sementes, localizada na BR 163, em frente ao Camping Clube, em Sinop.

CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO NAS ESTAÇÕES:

Estação 2 – Sistema Soja na safra plantada em outubro e Arroz na safrinha plantado janeiro.

Estação 3 – Sistema Arroz na safra plantado em outubro e Soja na safrinha plantada em fevereiro.

Estação 4 – Sistema Arroz na safra plantado em outubro e Feijão na safrinha plantado em fevereiro.

Estação 5 – Sistema Soja na safra plantada em outubro, Milheto ou Pé de Galinha na entressafra plantados em janeiro, e, Soja na safrinha plantada em fevereiro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter