Agro Norte investe no melhoramento de cultivares

Empresa do Mato Grosso prioriza o desenvolvimento de cultivares de alto rendimento.

A empresa Agro Norte Pesquisa e Sementes Ltda, de Sinop/MT (503 quilômetros ao norte de Cuiabá), está trabalhando com 31 novas linhagens dentro do Programa de Melhoramento de Arroz de Terras Altas que desenvolve. São materiais que ainda não concluíram o processo para se tornar cultivares e serem lançados comercialmente, mas apresentam características agronômicas e industriais importantes.

Dentre estas, 11 linhagens mais promissoras estão sendo testadas pelas indústrias do Mato Grosso. Após a seleção, dentro de até duas safras, ao menos uma será lançada comercialmente. O alto rendimento é a principal característica dos materiais testados, segundo explica o gerente do campo experimental, Pedro Luiz Maronezzi. Segundo ele, as linhagens apresentam potencial produtivo entre cinco e nove mil quilos, um volume expressivo comparado ao rendimento médio das lavouras de terras altas.

No Mato Grosso, a produtividade média tem ficado em 3,2 mil quilos por hectare, enquanto em Sinop chega a quatro toneladas. “A variedade Best 2000 pode superar os seis mil quilos e o irrigado até 7,2 mil”, explica Maronezzi. O pesquisador destaca, no entanto, que o uso destas cultivares de alto rendimento, como o Best 2000, requerem o uso de alta tecnologia.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter