Agronômica realiza Festa Estadual do Arroz
A Festa Estadual do Arroz, realizada em Agronômica (SC), mostra a pujança da lavoura arrozeira catarinense no município que é campeão mundial de produtividade orizícola.
O município de Agronômica, em Santa Catarina, abre nesta sexta-feira a Festa Estadual do Arroz, tradicional evento realizado no município para comemorar a colheita do cereal. Agronômica é recordista mundial em produtividade de arroz, colhendo média superior a 11 mil quilos por safra e atingindo patamares de até 15 mil quilos em algumas lavouras, graças ao microclima, ao solo, qualidade e abundância de água e à sua estrutura fundiária. Destaca-se também, a adoção de tecnologias de alta produtividade.
O objetivo do evento é proporcionar a troca de experiências entre os produtores e demais elos que compõem a cadeia produtiva do arroz irrigado em Santa Catarina e integrar a comunidade. Participam do evento empresas de insumos e equipamentos para a lavoura, indústrias de beneficiamento, cooperativas, empresas de assistência técnica e a Epagri, entre outras entidades.
A cultura do arroz irrigado tem grande importância social e econômica para Santa Catarina, sendo a principal fonte de renda para mais de oito mil famílias produtoras. A atividade gera, entre a produção e beneficiamento, mais de 50 mil empregos diretos e indiretos, movimentando em torno de 700 milhões de reais a cada safra.
Na safra 2003/2004, estão sendo cultivados mais de 140 mil hectares em 60 municípios catarinenses. Os produtores de Santa Catarina lideram o ranking nacional de produtividade, obtendo em suas lavouras, na presente safra, a marca de 7,4 mil toneladas por hectare. O Rio Grande do Sul, maior produtor do Brasil com 50% da safra nacional, deverá colher 5,7 milhões de toneladas de arroz com produtividade média de 5,7 toneladas.