Água de arroz nos cabelos: benefícios e usos deste recurso tradicional

 Água de arroz nos cabelos: benefícios e usos deste recurso tradicional

(Por Planeta Arroz) O uso da água de arroz para fins cosméticos é um hábito milenar na Ásia. Nos cabelos, a mistura caseira e acessível promete fortalecer os fios, promover o crescimento, hidratá-los e aumentar seu brilho. O recurso é novidade para muita gente, em especial os jovens, mas no Japão e na China se trata de uma técnica milenar utilizada pelas mulheres.

E dermatologistas atesta que a água fermentada no arroz é rica em vitamina E, aminoácidos, minerais e antioxidantes como àcido felúrico e orizanol, entre outras propriedades nutricionais que podem promover o crescimento das células e estimular o fluxo sanguíneo na região capilar. Por isso, benéfica aos fios, reduzindo a incidência do frizz e com forte ação sobre a queda.

O nível de exigência com a estética, as vezes compromete a qualidade dos cabelos, seja pela coloração, o uso de modelador e chapinha, e as vezes até a falta de cuidado. Se seus cabelos estão ásperos, opacos e com as pontas divididas, é possível que com uma hidratação e nutrição eles voltem a ter mais brilho e maciez.

Há uma etapa que não deve ser esquecida: o condicionador. Este último hidrata e nutre o cabelo da raiz às pontas e amacia o cabelo seco para torná-lo mais liso.

Há um produto natural e de fácil acesso que é muito utilizado pelas mulheres asiáticas e tornou-se referência no mundo capaz de combater as pontas duplas e cabelos secos, coloridos e quebradiços, à base de ingredientes naturais e saudáveis ​​como arroz , aveia, óleo essencial de alecrim ou óleo de coco, que respeitam a natureza dos seus cabelos.

Os aminoácidos da água fermentada de arroz ajudam ajudam a hidratar a cutícula, que é um tecido superficial do fio de cabelo, e são capazes de reparar os fios danificados e fortalecê-los. O ácido felúrico é usado contra o envelhecimento precoce tanto da pele e quanto das fibras capilares. É a combinação do ácido felúrico com o orizanol que torna a água de arroz é tão eficaz.

MODO DE FAZER E ARMAZENAR

Como o Brasil é o maior produtor de arroz fora do continente asiático, é bem fácil encontrar o produto. Elaborar a solução também é fácil.

Basta utilizar meia xícara de arroz branco (cru). Depois de lavar o grão em água corrente, escorre-lo e colocá-lo em uma vasilha com tampa submerso em duas xícaras de água.

Deixe o arroz em água descansar por pelo menos 24 horas até atingir o ponto de fermentação. O recipiente deve estar bem vedado.

Ao final do prazo, passe a água para outro recipiente e descarte o arroz.

Para guardar, já que se trata de um produto natural e sem conservantes, é preciso ter atenção e ser mantido em geladeira por no máximo quatro dias.

Para aplicar, basta colocara água em um borrifador, que pode ser utilizado para conservação na geladeira por até 4 dias.

UMA RECEITA

Como preparar um tratamento natural para cabelos danificados

Ingredientes:

1 xícara de arroz
1 xícara de aveia
10 gotas de óleo essencial de alecrim
10 gotas de óleo essencial de lavanda
1 colher de sopa de canela em pó
4 colheres de sopa de óleo de coco
1 litro e meio de água

MODO DE FAZER

Leve a água para ferver e adicione o arroz e uma colher de sopa de canela. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos, mexendo. Em seguida, adicione a aveia e cozinhe por mais cinco minutos.

Retire do fogo e, assim que a mistura esfriar, filtre e acrescente ao preparo as gotas do óleo essencial de alecrim e lavanda e também o óleo de coco.

Nos cabelos molhados, após a lavagem, aplique o tratamento condicionador em todos os fios, com atenção especial às pontas. Deixe descansar por 20 a 30 minutos antes de enxaguar com água morna.

Use este tratamento 3 vezes por semana e você pode mantê-lo na geladeira. O seu cabelo ficará sedoso após a secagem e recuperará todo o seu brilho.

POR QUE ESSES INGREDIENTES?

Quer sejam lisos ou cacheados, os cabelos requerem cuidados constantes para ganhar brilho e força.

O arroz é um ingrediente útil na cozinha e ajuda a nutrir, alisar e amaciar os cabelos graças seu teor de vitaminas A, B e E, nutrientes essenciais para o tratamento dos cabelos.

A aveia traz maciez e desembaraço eficaz aos cabelos. Eles ajudam a disciplinar os cachos e reparar pontas quebradiças. Também ajudam a acalmar o couro cabeludo e trazem elasticidade e brilho aos cabelos graças às suas propriedades antioxidantes.

O óleo essencial de alecrim, por sua vez, ajuda a fortalecer e prevenir a queda do cabelo. Usado desde a antiguidade, o alecrim tem sido usado na gastronomia e na medicina alternativa, mas não são esses seus usos. Para cuidar dos cabelos, é a planta por excelência que combate a caspa e a queda, graças aos seus flavonóides que são poderosos antioxidantes. O óleo essencial de alecrim também ativa a circulação sanguínea para restaurar a força e o brilho do cabelo.

Finalmente, para impulsionar o crescimento do cabelo, o óleo de coco é seu aliado. Embora não haja evidências suficientes de sua ação direta no crescimento do cabelo, permanece o fato de que continua nutrindo e hidratando para uma juba bonita e saudável. Além disso, é adequado para todos os tipos de cabelo para reparar pontas danificadas e ajuda a limpar o couro cabeludo graças às suas propriedades antibacterianas. São tantos motivos para integrá-lo ao seu ritual de beleza e cuidar do seu cabelo. (Com agências de notícias)

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter