Alcido Wander assume chefia-geral da Embrapa Arroz e Feijão
Renúncia antecipada do chefe-geral Flávio Breseghello determinou mandato interino.
O engenheiro agrônomo e doutor em Ciências Agrárias (Economia Agrícola) pela Georg August Universität Göttingen (Alemanha) Alcido Elenor Wander assumiu provisoriamente a chefia-geral da Embrapa Arroz e Feijão, unidade sediada em Santo Antônio de Goiás (GO) nesta segunda-feira, seis de fevereiro. Na condição de chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade, Wander era o substituto imediato do pesquisador Flávio Breseghello, que anunciou na sexta-feira, três de fevereiro, sua imediata saída da Chefia-Geral. A escolha de novo chefe-geral já está prevista, mediante processo para recrutamento e avaliação.
Breseghello retornou às suas funções na área de pesquisa da unidade. Segundo ele, estava planejado para permanecer à frente da Embrapa Arroz e Feijão até o final de seu mandato e a conclusão do processo de definição do novo chefe, mas questões de ordem pessoal e força maior precipitaram sua saída. Em mensagem enviada à equipe, agradeceu ao apoio recebido e afirmou ter feito o seu melhor para construir uma unidade melhor para todos. “Sempre me perguntava: a unidade que estamos construindo é aquela em que eu gostaria de trabalhar como pesquisador? Agora, voltando à área de pesquisa vou encontrar a resposta e espero não me desapontar com meu próprio trabalho à frente da unidade”, declarou na nota.
O pesquisador Flávio Breseghello anunciou, na sexta-feira, 3 de fevereiro, sua saída imediata da Chefia-Geral, antes mesmo da escolha do novo nome que comandará a Unidade na próxima gestão. Com isso, a partir do dia 6 de fevereiro de 2017, o pesquisador Alcido Elenor Wander assumiu, de forma interina, o cargo de chefe Geral da Embrapa Arroz e Feijão, até que seja realizado um novo processo para recrutamento e avaliação de um(a) novo(a) Chefe-Geral.
Alcido Elenor Wander é pesquisador da Embrapa e professor dos programas de Pós-Graduação em Agronegócio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e de Desenvolvimento Regional nas Faculdades Alves Faria (Alfa) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração (Alfa). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: viabilidade econômica, agronegócio, desenvolvimento regional, agricultura familiar e comércio exterior. Graduou-se engenheiro-agrônomo pela Universidade de Kassel, na Alemanha, em 1996 e realizou Mestrado e Doutorado na Georg August Univesität Göttingen. Mesmo ocupando mandato temporário, Wander poderá se candidatar à seleção de chefe-geral, que será conduzida pela Embrapa.