Alunas da UNISC fazem trabalho sobre Fenarroz
As acadêmicas do 7º semestre do curso estão entrevistando pessoas da comunidade, produtores de arroz e empresários ligados ao ciclo produtivo do cereal mais consumido no mundo.
Duas formandas em Jornalismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) vão contar a História da Fenarroz de forma diferente. As acadêmicas Cassiane Rodrigues e Vanessa Costa estão preparando sua dissertação e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a História do arroz, sua produção e a realização das Feira Nacional do Arroz desde os primórdios, em 1941.
O contexto principal é a Fenarroz relacionada à economia. Mas elas têm mais a apresentar: um trabalho inédito sobre essa relação. Como projeto de conclusão de curso poderiam escolher qualquer assunto, mas optaram pela Fenarroz.
As acadêmicas do 7º semestre do curso estão entrevistando pessoas da comunidade, produtores de arroz e empresários ligados ao ciclo produtivo do cereal mais consumido no mundo. Todo o material será reunido no liuvro-reportagem que será o trabalho de conclusão do curso de Jornalismo. O primeiro capítulo do livro será apresentado à banca avaliadora no final de junho, um mês depois da feira.
PESQUISA – Há alguns dias as acadêmicas visitaram a Fenarroz para coletar mais material para o seu trabalho. A vice-presidenta Social e Cultural da feira, Mariele Schiefelbein, forneceu dados e fotos históricas e atuais, a pesquisa inédita sobre a Fenarroz desde 1941, mais material de apoio às formandas.
Uma grande ajuda nesta trabalho de pesquisa é a internet. Através do site da Fenarroz as estudantes se atualizam de todas as novidades. Da rede social Facebook da cachoeirense Helenita Melo, as meninas “roubatilharam” fotos das soberanas em trajes de passeio/divulgação e de gala. Também obtiveram na rede mundial os painéis sobre a História do arroz e da Fenarroz.
O livro com a conclusão das pesquisas das acadêmicas virá acompanhado de um DVD que promete ser o mais completo em informações sobre a feira cachoeirense. Segundo elas, os depoimentos e entrevistas estarão reunidos num volume multimídia que complementa o trabalho acadêmico.
Para subsidiar esta tarefa, as duas espalharam questionários em Cachoeira, onde os consultados manifestam aprovação e até se comprariam ou não um livro-reportagem sobre a Fenarroz.
Os formulários foram aplicados na Ulbra, no comércio, entre amigos pessoais e conhecidos das redes sociais das meninas. O resultado dos questionários é que permitirá medir a viabilidade de lançamento comercial e literário da obra.