Amato e Elias lançaram livro no Mato Grosso sobre parboilizado
Os doutores Gilberto Wageck Amato e Moacir Cardoso Elias lançaram nesta terça-feira o livro “A parboilização do arroz” no Mato Grosso com palestra sobre o tema.
Na noite desta terça-feira, na Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), houve o lançamento do livro A Parboilização do Arroz, dos doutores Gilberto W. Amato e Moacir Cardoso Elias.
Durante o evento, Gilberto Amato, um dos principais especialistas mundiais no assunto, palestrou sobre o tema central do livro e também participou de sessão de autógrafos.
A Parboilização do Arroz, traz o título mais sintético que poderia haver sobre o tema. Quanto a importância dele, poderia ser sintetizado em três pontos: sendo o arroz o principal alimento do mundo sobre o ponto de vista sócio-econômico; representando o parboilizado cerca de 25% do arroz consumido, tanto no Brasil como no mundo; pode-se concluir que 25% de algo considerado como o mais importante é pelo menos muito importante.
Em três instituições de reconhecidos serviços à cultura do arroz a obra está alicerçada: FAO, completando 60 anos; no Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), com seus 65 anos e na centenária Faculdade de Agronomia da UFPEL.
O evento no Mato Grosso foi realizado pelo Sindicato das Indústrias de Alimentação no Estado de Mato Grosso (Siamt), um dos incentivadores e patrocinadores do livro.
– O sindicato tem acompanhado e ajudado a alavancar a vocação local pelo agronegócio, seja com a soja, seja com a madeira.O mesmo poderá se dizer quanto ao arroz, segmento onde tem sido fomentada, inclusive, a ampla utilização do potencial de produtos derivados – ponderou Marco Lorga, presidente do Siamt.
-A parboilização, crescente em quantidade e com a qualidade em ampla ascenção, é vista como importante alternativa para o arroz em Mato Grosso – completou.
Marco Lorga lembra que em seu outro livro A Parboilização do Arroz no Brasil, Amato já indicava a presença de quatro indústrias de parboilizado no estado e 16 no Brasil Central. A obra, segundo Lorga, já abordava a importância do processo.
– Amato é pioneiro nesta na pesquisa do parboilizado na América Latina e colaborador do Siamt. Hoje ele e o professor Elias baluarte na pesquisa do pós-colheita do arroz, da UFPEL, nos brindam com tão importante obra – finalizou.
Gilberto Wageck Amato é engenheiro-químico formado pela UFRGS e Magister Scientiae, com curso de alta especialzación em tecnologia de alimentos, em Valência, na Espanha. Atualmente desenvolve atividades no Instituto Rio-Grandense de Arroz (Irga), como pesquisador e assessor da direção.
1 Comentário
Boa tarde estoou cursando Engenharia química, estou escrevendo meu TCC tema é sobre A parboilização do Arroz, eu precisava muito desse livro queria saber aonde encontra, pois aonde moro em Luís Alves, SC, não encontrei.
att
Karine Rainert