APA/MT realiza Seminário da Cultura do Arroz em setembro
Seminário da cultura do arroz e dia de campo da APA/MT, está agendado para os dias 29 e 30 de setembro de 2006.
A Associação dos Produtores de Arroz do Estado de Mato Grosso realizará, em Sinop, (MT) a 12º Edição do Seminário da Cultura do Arroz e Dia de Campo, o evento que dará nova redação ao plantio de arroz, será apresentado em dois dias. Dia 29 de setembro (sexta-feira), Ciclo de palestras, dia 30 sábado, Dia de Campo.
A pratica da monocultura proporciona a degradação física, química e biologia do solo; aumento da pressão de doenças, pragas e ervas daninhas; queda de produtividade; aumento risco financeiro do investimento.
A Rotação Soja-Arroz; interrompe o ciclo de pragas e doenças da cultura; plantas de hábitos e exigências nutricionais distintas; áreas velhas já corrigidas = menor gasto com adubo para o arroz; Sistema radicular diferentes; fixação de nitrogênio pela soja; Produção de palhada pelo arroz; uso do mesmo parque de maquina e equipamentos.
Trabalhar o arroz na rotação de culturas proporciona; recuperação do solo; Mantêm rentabilidade do sistema; Melhora características físicas, químicas e biológicas do solo; ajuda no controle de doenças, pragas e ervas daninhas; repõem nível de matéria orgânica; dilui risco do investimento.
Com destaque para o plantio de arroz em área velha, o evento apresentara as principais técnicas e manejos para a rotação de culturas; Arroz e Soja, integração lavoura pecuária e informações gerais sobre a cultura do arroz.