Apa pede que os produtores retardem o plantio no MT
Arrozeiros do Mato Grosso podem plantar até o mês de dezembro sem prejuízos. Objetivo é alongar a entressafra e provocar o consumo dos estoques, pela indústria, e uma recuperação dos preços do arroz no pico da entressafra.
Se os especialistas aconselham os sojicultores a não plantarem com antecedência, o conselho também é o mesmo para os orizicultores. O presidente da Associação dos Produtores de Arroz de Mato Grosso (APA-MT), Ângelo Carlos Maronezzi, orienta para que este seja o procedimento dos mato-grossenses mesmo que a maioria dos produtores ainda esteja esperando as chuvas se firmarem para começar o plantio. Maronezzi aconselha o produtor a ter paciência e, mesmo com o aumento das chuvas, esperar até o dia 20 de outubro para começar o plantio da safra 2004/05.
Segundo ele, antecipando o procedimento, os produtores correm o risco de precisar fazer o replantio. O alto custo de produção e o baixo preço do arroz no mercado não permitem erros, salientou. É melhor plantar mais tarde, com o solo em condições ideais e garantir uma safra segura do que arriscar a cometer erros e ter prejuízos,a firma. Os dados da APA indicam que poucos produtores começaram o plantio na região, em área ainda pouco representativa.
Alongar a entressafra também é um dos motivos estratégicos para que o produtor espere mais alguns dias antes de plantar o arroz. Desta forma, será possível recuperar parcialmente o valor do produto na entressafra. Temos que forçar as empresas a consumirem os estoques remanescentes. Assim, teremos preços mais adequados na hora que começar a colheita, ressaltou.
O início da colheita no final de janeiro alonga a entressafra e exige o consumo do produto em estoque, enxugando o mercado e oferecendo preços melhores ao arroz. Quanto mais alongarmos a entressafra, melhores preços teremos, completou Maronezzi. O presidente da APA explica que o plantio do grão pode ser feito até o mês de dezembro sem afetar a produtividade.


