APA prepara o 12º Dia de Campo do Arroz em Sinop
O foco do evento estará no plantio do arroz em áreas velhas, rotação soja x arroz.
No mês de março, a Associação dos Produtores de Arroz de Mato Grosso (APA) estará promovendo a 12ª edição do Dia de Campo do Arroz. Neste ano, o foco será voltado para o cultivo de arroz em áreas velhas ou seja a rotação de culturas no sistema arroz x soja.
O dia de campo será no dia 31 de março, das 08 as 12:00h, no centro de pesquisa Agro Norte. Serão realizadas demonstrações de herbicidas, variedades convencionais e hibridas e níveis de tecnologias da cultura do arroz.
A rotação de culturas é uma técnica agrícola que visa exaurir menos o solo. Isto é feito trocando as culturas cultivadas a cada novo plantio de forma que os minerais extraidos sejam diferentes a cada ciclo, além de escalonar diferentes culturas, promovendo a rotação de herbicidas, melhorando o controle de plantas daninhas, pela quebra de seu ciclo de desenvolvimento, variação da absorção de nutrientes, pelo plantio de diferentes culturas e ainda variação radicular explorando de diferentes formas o solo.
Outro objetivo da rotação é utilizar da melhor forma a capacidade de produção dos solos, mantendo e melhorando suas capacidades físico-químico-biológicos; diminuir a incidência de doenças, pragas e daninhas; reduzir perdas de solo por erosão; diversificar renda, entre outros.
O evento será realizado em parceria com as empresas Basf S.A., Dow Agrosciences, FMC e a empresa de pesquisa Agro Norte.