APASSUL participa do movimento: Todos Unidos contra o Arroz Vermelho
A campanha informativa e educativa deverá ser lançada durante o Congresso Brasileiro de Arroz e desenvolvida ao longo dos próximos dois anos, em órgãos de comunicação, entidades de classe, sindicatos rurais, dias de campos e escolas, para que as lavouras fiquem livres do Arroz Vermelh.
Numa parceria com o IRGA Instituto Rio-Grandense do Arroz e a BASF, a APASSUL Associação dos Produtores e Comerciantes de Sementes e Mudas do Rio Grande do Sul participará do movimento: Todos Unidos contra o Arroz Vermelho.
A campanha informativa e educativa deverá ser lançada durante o Congresso Brasileiro de Arroz e desenvolvida ao longo dos próximos dois anos, em órgãos de comunicação, entidades de classe, sindicatos rurais, dias de campos e escolas, para que as lavouras fiquem livres do Arroz Vermelho.
Esta invasora, considerada a mais problemática na lavoura de arroz do Rio Grande do Sul ocasiona muitas perdas aos produtores, provocando redução do rendimento, manejo e controles difíceis, elevação do custo de produção e menor qualidade do grão.
A apresentação da campanha foi feita para a direção da APASSUL por Andreas Schultz, gerente de cultivos de Arroz e Trigo da BASF e Airton Leites, gerente de projetos Clearfield da BASF. Pela APASSUL participaram da reunião o presidente, Narciso Barison Neto, o vice-presidente, Paulo Roberto Hadler, o Assessor do Conselho de Administração, Eduardo Loureiro da Silva e o agrônomo Jean Cirino.
O objetivo do movimento é alcançar os agricultores sobre a importância de evitar a volta do arroz vermelho. Serão destacados 7 pontos importantes que devem ser observados pelos produtores, entre os quais: a utilização de semente certificada, de produtos registrados, manejo correto de irrigação, consulta a assistência técnica e limpeza de maquinário.
O presidente da APASSUL diz que a campanha valoriza a utilização da semente certificada, base da produção agrícola e por isso tem total apoio da APASSUL.