Aplicativo PlanejArroz será tema de live na segunda
O Aplicativo PlanejArroz permite ao agricultor monitorar seu cultivo de arroz através do seu celular e, assim, fazer um manejo mais inteligente e sustentável da lavoura.
Na próxima segunda-feira (28), às 16h, uma live no canal da Embrapa no YouTube vai abordar o funcionamento do aplicativo PlanejArroz. A ferramenta foi desenvolvida através da parceria entre quatro instituições públicas: a Ufsm, a Embrapa Clima Temperado, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A versão 4.0 está disponível de forma gratuita na Google Play para celulares Android.
O Aplicativo PlanejArroz permite ao agricultor monitorar seu cultivo de arroz através do seu celular e, assim, fazer um manejo mais inteligente e sustentável da lavoura. Além de monitorar a lavoura, o aplicativo ainda fornece uma estimativa de quanto a lavoura vai produzir na colheita. Essas funcionalidades em um único aplicativo são inéditas no mundo.
A participação da Ufsm neste aplicativo se dá pelo fato de que a previsão da produtividade da lavoura de arroz é realizada pelo modelo SimulArroz (www.ufsm.br/simularroz), que foi desenvolvido durante dez anos de pesquisa, através de dissertações de mestrado e teses de doutorado nos programas de pós-graduação em Engenharia Agricola (Ppgea) e em Agronomia (Ppgagro) financiadas pelo CNPq e pela Capes.
O coordenador da Equipe FieldCrops na Ufsm, professor Nereu Augusto Streck, participará da live, juntamente com o diretor técnico do Irga, engenheiro agrônomo Ivo Mello, e o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Sílvio Steinmetz.