Apoio à comercialização de arroz integral permitirá reduzir estoques na Colômbia
A iniciativa permitirá a mobilização dos estoques armazenados de arroz, que hoje somam 745.427 toneladas de arroz seco e limpo a partir de maio; além de oferecer o grão integral como alternativa de matéria-prima para a indústria de concentrado, garantindo a sustentabilidade da atividade arrozeira e pecuária.
“A partir de hoje vamos começar a operar por meio da Bolsa Mercantil da Colômbia (BMC) para apoiar a comercialização de arroz integral, que tem recursos de $ 29 bilhões (de pesos colombianos) e vai cobrir um volume de 116 mil toneladas de arroz integral. O valor do apoio será será de $ 250 mil (equivalente a 67 dólares) para cada tonelada vendida para pecuária e outros usos industriais ”, disse o ministro da Agricultura.
Isso, que surge da união de esforços e do trabalho conjunto entre a Carteira Agropecuária, Fedearroz, Induarroz, Núcleos Arroceros e Dignidad Arrocera, fortalece a estratégia de segurança alimentar para as mais de 400 mil famílias que dependem da produção de arroz, com este plano de apoio que envolve toda a cadeia.
Zea Navarro acrescentou que “esta aposta nasce também da necessidade de procurar utilizações alternativas para o consumo do arroz humano, dadas as dificuldades de fornecimento de milho para a pecuária, que atualmente têm dificuldades de acesso a este insumo devido a diferentes circunstâncias que têm impedido a desenvolvimento normal da operação logística “.
E é que entre 2019 e 2020 a produção de arroz em casca cresceu 17%. Essa maior produção é evidenciada pelos altos estoques armazenados, que em 31 de maio de 2021 são 110% maiores que no mesmo período de 2020.
O novo mecanismo será concedido a partir desta data e vigorará até 29 de outubro deste ano até a data de esgotamento dos recursos.
Por outro lado, o Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural informou que está em curso uma campanha de promoção ao consumidor denominada ‘Colômbia Sabe Arroz’, com um orçamento aprovado de cerca de $ 1 bilhão, com o objetivo de aumentar as compras de arroz em famílias colombianas.