Após compra de arroz em leilão, Icrefruit assegura comercialização dentro das regras
(Por Globo Rural) A Icefruit, uma das principais empresas no segmento de frutas, vegetais e congelados do Estado de São Paulo, se manifestou nesta segunda-feira (10/6) sobre sua participação no leilão de arroz realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na última quinta-feira (6/6) assegurando a compra do produto dentro das exigências da entidade.
A empresa de frutas assegurou, em nota, que a venda do produto aos consumidores no Brasil será dentro dos parâmetros de preços e qualidade pré-determinados. Atualmente, a Icefruit fabrica 3,6 mil toneladas de polpa de frutas e outros produtos na unidade na cidade de Tatuí, no estado de São Paulo.
A operação de importação terá custo total de R$ 1,3 bilhão para a Conab. No entanto, causou estranhamento no mercado agrícola brasileiro o perfil das empresas participantes do leilão público.
Entre os nomes, além da Icefruit, há uma companhia de locação de veículos e máquinas pesadas, a ASR, de Brasília, e uma loja de queijos com registro em Macapá, a Queijos Minas. A Zafira Trading, com sede em Florianópolis, foi a única arrematante com tradição em comércio exterior.
Parlamentares já começaram a coleta de assinaturas para a criação de uma CPI para investigar uma suposta fraude no leilão de importação de arroz realizado pela Conab. Duas empresas criadas por um ex-assessor de Neri Geller, Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), intermediaram a venda de 44% do arroz importado vendido no certame. Os envolvidos negam qualquer tipo de favorecimento.