Aprovado Projeto que modifica estatuto do Irga
A aprovação do projeto trará a valorização e respeito ao setor produtivo, além de maior autonomia a instituição para desenvolver suas ações em consonância com o setor produtivo gaúcho.
Aconteceu na tarde desta terça-feira (05) a votação do Projeto de Lei 96, de autoria do Executivo Estadual, e que propõe a alteração na lei 533 do Irga. O projeto que foi aprovado irá alterar o atual estatuto, que é de 1948, introduzindo a escolha do presidente e de três diretores, todos eleitos em lista tríplice pelo Conselho Deliberativo e posteriormente nomeados pelo governador do Estado.
Segundo o presidente da Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Renato Rocha, o projeto tem a aprovação dos produtores de arroz do estado, por meio dos conselheiros do Irga, da diretoria da Federarroz e das associações de arrozeiros, que buscam há muito tempo a referida alteração. “O Irga precisa de um dirigente afinado e entrosado com as lideranças e entidades do setor, além de profundo conhecedor das questões da Lavoura Arrozeira e suas reais necessidades”, destacou.
Para o conselheiro do Irga, representante do município de Pelotas, Luiz Osório Rechsteiner Filho, nesses 70 anos do Irga, os arrozeiros sempre tiveram o anseio de eleger um presidente que estivesse ligado ao setor orizícola, da mesma forma em que são eleitos os diretores. “O dirigente de uma Instituição como o Irga deve ter o conhecimento técnico e estar aliado à situação da orizicultura gaúcha. É um sonho dos produtores há mais de 20 anos e que agora foi realizado”, ressaltou.
A aprovação do projeto trará a valorização e respeito ao setor produtivo, além de maior autonomia a instituição para desenvolver suas ações em consonância com o setor produtivo gaúcho.
Participaram integrantes da Comissão de Política Institucional, conselheiros, produtores, deputados, e representantes de entidades ligadas ao setor.