Área com arroz cresceu 10% na Argentina no ciclo 2023/2024
(Por Revista Chacra) São 200.780 hectares plantados com arroz em toda a Argentina para o ciclo 2023/24, 10% (182.300 ha) a mais do que o plantado na campanha anterior, informou a Bolsa de Cereais de Entre Ríos.
Esta informação provém de um relatório elaborado pela Bolsa de Cereais de Entre Ríos (SIBER) em conjunto com a Associação Correntina de Plantadores de Arroz, a Bolsa de Santa Fé, a Bolsa de Chaco, a EEA INTA Corrientes, a AER INTA San Javier (Santa Fé) e a AER Las Palmas (Chaco).
Quanto à distribuição regional da atividade no período atual, Corrientes apresenta o maior percentual com 45%, seguida por Entre Ríos com 31%, Formosa com 15% e Chaco com 6%.
Conforme detalhado no relatório, a campanha do arroz foi influenciada pelos fenômenos climáticos associados ao evento El Niño, gerando complicações em todas as regiões. Este fenômeno resultou em atrasos consideráveis na plantação e outras tarefas culturais que compõem o manejo típico do arroz.
Da mesma forma, foram realizados replantios de diferentes magnitudes em toda a área avaliada devido aos impactos deste evento climático.
Por outro lado, o El Niño também teve consequências positivas na região. As chuvas geraram um aporte hídrico significativo que resultou no aumento da área inicialmente planejada.