Área de arroz plantada em Livramento (RS) chega a 85%

Irga afirma que a redução de área por falta de água está descartada e as condições climáticas estão sendo favoráveis para uma boa safra.

Já se encontra em fase final o plantio de arroz em Sant’Ana do Livramento, na fronteira gaúcha com o Uruguai. De acordo com levantamento feito pelo escritório do Irga no município, 85% da área destinada à cultura do grão já foi plantada. O processo foi iniciado em outubro e deve se estender até o final deste mês.

A redução dessa área em razão da falta de água nos açudes já foi descartada, uma vez que as fortes chuvas ocorridas na primeira quinzena do mês propiciaram a recuperação do nível normal desses reservatórios para a irrigação das lavouras. Segundo os agricultores santanenses, as barragens voltaram ao normal pois, além de não ter sido necessário puxar água para a irrigação inicial, foi possível o acúmulo em razão da intensidade das chuvas em um curto período de tempo.

Desta área plantada, 75% encontra-se em estado de desenvolvimento vegetativo e apenas 10% em estado de emergência. Os profissionais ligados à orizicultura prevêem uma boa safra do grão, embora estejam desanimados com a desvalorização do produto. Neste mesmo período do ano passado a saca de arroz estava sendo comercializada por R$ 35,00 em média. Hoje, o valor pago pela saca está em torno de R$ 26,00.

O início da colheita está previsto para o mês de março e o término para os últimos dias de abril e, no caso das lavouras plantadas tardiamente, início de maio de 2005.

PRODUÇÃO

Na safra passada, os produtores de Sant’Ana do Livramento plantaram 11,4 mil hectares de arroz no município. A produtividade média alcançada foi de 5,5 toneladas por hectare, o que totalizou uma safra de aproximadamente 60 mil toneladas.

Os órgãos ligados à agricultura não previam o aumento da área plantada em virtude da diversificação que vem sendo feita na atividade. O arroz não perdeu espaço, mas também não ganhou. As áreas produtivas que ainda não estavam sendo usadas na agricultura foram ocupadas por duas culturas que cresceram de forma significativa no município. A primeira delas é a soja e a segunda, em menor escala, é a uva.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter