Área de plantio de arroz deve se manter estável

Produtividade é estabelecida pelo período de plantio.

A precipitação de 80 milímetros registrada em Candelária nos últimos dias, segundo o 27º Núcleo de Assistência Técnica (Nate) do Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga), não foi suficiente para encher os açudes e rios. Isto porque, conforme explica o engenheiro agrônomo responsável pelo 27º Nate, Luciano Siqueira, o lençol freático – reservatório de água subterrânea decorrente da infiltração da água da chuva no solo – está muito baixo, em decorrência da falta de umidade. Por isso, quando chove a água é simplesmente "sugada", impedindo que se acumule nos reservatórios. "O rio Pardo está cheio hoje, mas se não chover nos próximos dias, ele irá baixar ao nível que estava antes", salienta Siqueira.

Caso as precipitações previstas para os próximos dias não ocorram, haverá uma redução de 30% da área de 8,5 mil hectares de arroz, em Candelária. "Há água para plantar 70%, mas a intenção é plantar 100%", destaca, informando que o plantio no município deve começar na próxima semana. O pré-germinado – que ainda é o mais cultivado, pois seu sistema de plantio inibe a germinação do arroz vermelho, uma das principais plantas invasoras – deve ser o primeiro a ser plantado.

Siqueira recomenda aos orizicultores que fiquem atentos à época de plantação. "Os cultivares do ciclo longo devem ser plantados no período de 20 de setembro até 10 de outubro. Àqueles de ciclo médio e curto recomenda-se que sejam plantados de 10 de outubro a 10 de novembro. Caso o produtor não plante durante a época estipulada, perde-se produtividade", informa, dizendo que se deve cuidar também o período de maior luminosidade, cuja função é influenciar no ciclo vegetativo, que vai da metade de dezembro à metade de fevereiro.

PREVISÃO DO TEMPO – De acordo com os meteorologistas, as chuvas mais frequentes que atingem a região sul, principalmente o Rio Grande do Sul, têm deixado a umidade do solo mais elevada, e a previsão é de que as precipitações intensas voltem ao Estado neste fim de semana.

5 Comentários

  • Afinal de contas, quando os analistas vão chegar a um consenso quanto a área a ser plantada na safra 2012/2013? Uns dizem que a área vai ser a mesma do ano passado, outros dizem que vai ser reduzida de 10 a 15%… Só um aviso, enquanto choveu 80mm em Candelária-RS no sábado e domingo, em Itaqui-RS não caiu um pingo de chuva… Penso que estão divulgando previsões regionalizadas… No geral do Estado a coisa vai ser bem diferente. Tem que chover 400mm até o final de novembro para que a área do ano passado se repita… Então Srs. muito cuidado na hora de dimensionar a sua lavoura… se não o janeiro te abraça de calças curtas…

  • Na realidade, ninguém mais sabe nada do arroz,tudo virou especulação,espero que isto na venha a prejudicar a todos.

  • Claro que dependemos da chuva, mas vai manter a area! Nós aqui da ZonaSul, que poderiamos aumentar um pouco. Mas não é facil, cada vez mais as Lagoas estão com menos agua! Tem de se estudar e correr atras de interessados em Dragagens das Lagoas Mirim, Mangueira e Caiubá. Dragagem é o futuro! Além de nos travar no Porto, em seguida estará repercutindo tambem na Orizicultura.

  • Srs.!!!! Não podemos nem pensar em aumento de área, o que deveríamos estar projetando era uma redução de 10% a 15% sobre a área do ano passado. Ou estamos querendo voltar a vender arroz naqueles preços!!!!!!! Soja na Várzea!!!
    Silo na propiedade!!!!!!

  • O título da mátéria diz que a área será estável, mas o texto fala em redução…

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter