Área do arroz sofre grande redução Mato Grosso
Produtores acreditam em redução ainda maior do que o previsto pela Conab, que chega a 52% na área.
Produtores de arroz do norte de Mato Grosso consideram muito otimista o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento Conab sobre as estimativas de plantio da safra 2005/2006. De acordo com a Conab, Mato Grosso deve sofrer uma queda de área entre 427 mil e 388 mil hectares, atribuída pelos rizicultores à falta de recursos financeiros, altos custos de produção e perspectivas do cereal não alcançar bons preços na hora da comercialização atualmente a saca de arroz está cotada a R$ 19,00 em Sinop valor que não cobre os custos de produção, garantem os rizicultores.
Nos próximos dias será divulgado um levantamento sobre o plantio de arroz da safra 2005/2006 que uma instituição privada encomendou antes da Conab revelar os resultados de sua pesquisa.
– O resultado vai surpreender, pois as evidências indicam que a queda da área de plantio será muito superior à que está sendo divulgada garante uma fonte ligada à cadeia produtiva do arroz.
– Tomara que a Conab esteja certa e as nossas estimativas completamente erradas, para o bem da rizicultura de Mato Grosso afirma.
Além da falta de dinheiro do crédito agrícola, muitos produtores de arroz não puderam nem renegociar suas dívidas da safra passada. O principal motivo da inadimplência dos rizicultores do norte de Mato Grosso, a maior área de produção do cereal do estado, foi a nova classificação da variedade Cirad, cujo preço despencou no mercado. Endividados e sem recursos próprios para investir na produção, muitos agricultores simplesmente deixaram a cultura de lado.
PREVISÃO DESALENTADORA
De acordo com a Conab, na safra 2004/2005 Mato Grosso plantou 776,9 mil hectares e colheu em torno de 2 milhões de toneladas de arroz. A previsão é de que na safra 2005/2006 a área de cultivo deve ficar em torno de 350 mil hectares, levando-se em conta a estimativa mais pessimista sobre a queda da área.
Se a previsão for confirmada e tudo correr bem, com clima favorável e sem problemas de sanidade nas lavouras, a produção de Mato Grosso na próxima safra deve chegar a l milhão de toneladas.
– A rizicultura de Mato Grosso está passando por uma grande crise, que ainda pode piorar se o governo brasileiro não tomar sérias medidas para proteger e incentivar esse segmento da nossa agricultura. Até porque os atuais custos de produção, somados aos baixos preços, estão provocando um grande desalento nos produtores de arroz destaca uma liderança rural do norte mato-grossense.


