Argentina: ACPA projeta área de 92 mil hectares

 Argentina: ACPA projeta área de 92 mil hectares

(Por Paula Escalante, RádioNord) Na Radionord, Jorge Borsatto, presidente da Associação de Produtores de Arroz de Corrientes (ACPA), apresentou uma atualização sobre o andamento da safra 2025/2026 e alertou para a forte queda na rentabilidade do setor na Argentina.

Segundo Borsatto, o plantio está atualmente se aproximando de 90% concluídos. “A região centro-sul da província está um pouco acima dessa média, enquanto o norte, tanto na área dos rios Paraná quanto Uruguai, está abaixo”, explicou. O líder enfatizou que a principal preocupação é o preço atual do arroz, que ele descreveu como “muito baixo”. “Os preços ainda representam apenas 50% do que eram há um ano. Isso cria muitos problemas para a rentabilidade e desestimula muitos produtores a
continuarem”, observou.

A situação terá um impacto direto na área total plantada. O agricultor prevê que a área para a safra de 2025/2026 será significativamente reduzida. “Vamos passar de mais de 110.000 hectares na safra anterior, que foi um recorde, para aproximadamente 92.000 hectares”, alertou.

O líder do setor argumentou que, se os preços não melhorarem, a situação continuará crítica para os produtores de arroz em
Corrientes, a principal província produtora de arroz do país, com área que equivale a 50% do total semeado na Argentina.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter