Argentina exportou US$ 50 milhões em arroz ao Brasil

Argentinos comemoram exportação de 50 milhões de dólares em arroz para o Brasil entre janeiro e setembro. No Paraguai, chuvas e inundações estão impedindo a continuidade do plantio.

O site Oryza Rice Editor, ligado a Rice Co, divulgou ontem uma informação do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina, ligado à Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentos (SAGPyA), sobre o balanço de exportações daquele país. O Senasa informou que as exportações de produtos de origem vegetal e animal realizadas para os países sul-americanos, janeiro a setembro de 2004, aumentaram em 10% em recursos e diminuíram 7% em volumes em comparação com o mesmo período de 2003.

O principal mercado para os produtos argentinos, segundo o relatório, é o Brasil, para onde foram enviadas mercadorias avaliadas em 1 bilhão de dólares. No caso do arroz, foram exportados 50 milhões de dólares. Não foram informadas as quantidades, mas são estimadas em 300 mil toneladas.

PARAGUAI

Outro parceiro do Mercosul, no entanto, não está comemorando boas notícias. No Paraguai, desde o último final de semana são registradas intensas chuvas, que têm afetado os cultivos agrícolas, principalmente o arroz, cujas lavouras têm ficado parcialmente inundadas, impedindo os produtores de continuar o trabalho de plantio.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter