Argentinos buscam reativação de porto para vender ao Nordeste

A intenção dos argentinos é abastecer mercados como Recife, onde existe grande demanda pelo grão e as isenções do Governo Estadual favorecem à importação do produto do país vizinho.

Orizicultores da Argentina lutam pela imediata reativação do Porto de Bella Vista, em Corrientes, que permitiria a comercialização de cargas de arroz ao Norte/Nordeste do Brasil. Isso evitaria os bloqueios ao ingresso de caminhões com o cereal que em momentos de crise são impostos pelos produtores do Rio Grande do Sul e, furar o bloqueio à legislação gaúcha que agora exige análise de resíduos de agrotóxicos proibidos no Brasil, fitossanitária e pesagem.

A alternativa representaria uma solução, devido à possibilidade de novos conflitos, destacou o presidente da Associação de Plantadores de Corrientes e Entre Rios, Jorge Vara. A intenção dos argentinos é abastecer mercados como Recife, onde existe grande demanda pelo grão e as isenções do Governo Estadual favorecem à importação do produto do país vizinho. Hoje, não se utiliza o transporte fluvial porque requer levar as cargas em caminhões ao porto de Buenos Aires, o que encarece o produto.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter