Arraes assume a Embrapa Arroz e Feijão
O pesquisador Pedro Antônio Arraes Pereira é o novo chefe-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Arroz e Feijão (Embrapa Arroz e Feijão). Ele gerenciará o Centro de Pesquisa pelos próximos dois anos. A transmissão de cargo ocorreu no dia 28 de julho, em Santo Antônio de Goiás (GO). Arraes substitui a pesquisadora Beatriz da Silveira Pinheiro.
Ele dirigirá uma unidade da Embrapa que tem a missão de viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do arroz e do feijão e que, para cumprir com o seu objetivo, tem um quadro de 309 funcionários, 55 pesquisadores, sede administrativa com 1.027 hectares e cinco campos experi-mentais: Sinop (MT), Formoso do Araguaia (TO), Ponta Grossa (PR), Alegrete (RS) e Fazenda Palmital, a 18 quilômetros da sede.
O engenheiro agrônomo, com especialização em Microbiologia Aplicada pelo Centro Nacional de Agrobiologia, mestrado e doutorado em Genética Vegetal pela University of Wisconsin-Madison e pós-doutorado pela University of California, tem experiência em pesquisas com melhoramento genético de feijoeiro e é pesquisador da Embrapa desde 1980. Nesse período construiu uma carreira profissional que combinou a realização de pesquisas a atividades gerenciais, como a coordenação geral do Programa Labex Internacional, dos EUA, de 2003 a 2007, a chefia de pesquisa e desenvolvimento da unidade entre 1989 e 1995 e a chefia-geral de 1997 a 2004.
O dirigente assume a instituição na fase final de elaboração do 4º Plano Diretor da Unidade (PDU), um documento norteador da Empresa com suas estratégias e metas para os próximos quatro
anos (2008/2011). Em breve discurso, Arraes pretende manter uma gestão transparente e participativa, aperfeiçoando processos e realizando as reestruturações necessárias.
Ferronato na Bolsa
O administrador de empresas Giuliano Ferronato é o novo vice-presidente nacional da Bolsa Brasileira de Mercadorias, em substituição a José Alfredo Duarte Filho. Diretor da Corretora Mercado, Ferronato é o mais jovem corretor a dirigir a BBM do Rio Grande do Sul, desde sua criação em 2002. É formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Integração Econômica e Comércio Exterior pela PUC-RS e em Marketing pela FGV.
Giuliano tem no sangue a tradição de corretores de cereais. É filho de Ovídio Ferronato, fundador da Corretora Mercado e um dos nomes mais conceituados na área no RS. Tem entre seus objetivos a meta de tornar a Bolsa uma referência ainda maior aos produtores na comercialização do arroz.