Arrocerías Pons anunciou sua chegada ao Uruguai com exportações à Espanha
(Por Mathías Buela ) Arrocerías Pons anunciou sua chegada ao Uruguai. A empresa possui duas fábricas de secagem e armazenamento localizadas na cidade valenciana de Sollana e Catarroja para o controle de matérias-primas locais, e inaugurou recentemente um laboratório de controle localizado em Montevidéu, ponto estratégico de controle para as importações da América.
A Arrocerías Pons é uma empresa familiar, cujos principais clientes são as mais importantes empresas de distribuição e industriais de Espanha, incluindo a Mercadona, líder do setor no seu país e também com presença em Portugal, às quais fornecem a sua marca branca de arroz.
A tendência de crescimento do cnsumo de arrozes de grãos largos na Espanha e em Portugal, assim como uma crise hídrica extendida nestas regiões, tem impulsionado que a empresa busca operar na América, aonde há três anos tem executado crescentes volumes de importação com muito bons resultados. Os produtos importados são o arroz integral e parboilizado como matéria-prima, explicou a empresa ao InfoNegocios .
O modelo de negócio é claro: os arrozeiros uruguaios vendem arroz integral à Pons, a empresa leva-o para Espanha, processa-o, embala-o e vende-o à Mercadona. Assim, conforme informa o site Valencia Plaza, a empresa aumentou o seu volume de negócios em 36,4% no exercício de 2022 para atingir os 104,9 milhões de euros. Um aumento que é consequência de um maior volume de atividade e do aumento dos preços dos seus produtos para suportar a subida dos preços.
Atualmente a empresa conta com duas sedes de produção e embalagem de produtos, uma na localidade valenciana de Massanassa, onde tem as suas instalações centrais, e outra no município estremenho de Don Benito.
Além disso, possui duas fábricas de secagem e armazenamento localizadas na cidade valenciana de Sollana e Catarroja para o controle de matérias-primas locais, e inaugurou recentemente um laboratório de controle localizado em Montevidéu, ponto estratégico de controle para as importações da América.
Os objetivos do ponto de controle em Montevidéu são fortalecer o relacionamento com fornecedores (como Saman , entre outros ocasionais), homologação dos referidos fornecedores, garantir o cumprimento dos requisitos de qualidade do produto, identificação de novas oportunidades de negócios (variedades) através de estudos físicos e sensoriais , entre outros.