Arroz apreendido pelo Ibama em MT será doado a famílias de baixa renda

A apreensão é resultado da operação Onda Verde. Doação deve ser feita nos próximos dias em Sinop.

Cerca de 76 toneladas de arroz serão doados a famílias de baixa renda em Sinop, norte do estado. O arroz foi apreendido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) durante a Operação Onda Verde, contra o desamatamento ilegal. O material já tinha sido colhido e estava a espera de destinação.

Ao todo, mais de nove mil hectares de terra desmatadas na amazônia legal em todo o estado já foram embargados. Antes da doação, prevista para ser feita nos próximos dias, o produto vai passar por uma empresa de processamento e limpeza dos grãos, onde será embalado e só então distribuído.

Há menos de uma semana, uma fazenda com pouco mais de cinco mil hectares na cidade de Santa Carmem, a 493 quilômetros de Cuiabá, tinha sido embargada pelo Ibama, pela terceira vez desde 2008. O proprietário das terras acumula multa de mais de R$12 milhões. No total, essa fazenda já desmatou cerca de 3.300 mil hectares.

“Todos que participarem dessa cadeia produtiva serão punidos não só com multas, mas também terão seus bens [grãos e maquinário] apreendidos”, alertou Gustavo Podestá, diretor substituto de Proteção Ambiental do Ibama, na ocasião.

Em Mato Grosso já foram aplicados R$35 milhões de multa por conta do desmate, além da apreensão de maquinários e grãos. A fiscalização conta com participação de agentes da Força Nacional de Segurança, Policia Rodoviária Federal e a Policia Militar Ambiental.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter