Arroz busca selo de garantia em Santa Catarina

Medida deve criar um referencial para o produto catarinense. Santa Catarina é o terceiro principal produtor de arroz do Brasil e tem 10 mil famílias atuando na atividade arrozeira.

Está em andamento em Santa Catarina um trabalho para homogeneizar a produção de arroz parboilizado. O objetivo do Sindiarroz-SC é lançar um selo de garantia de qualidade do produto até o final do ano.

As cinco linhas de ação contemplam aspectos que vão da recepção da matéria-prima, passa pelo processo industrial, chega ao mercado, preocupa-se com a obtenção de crédito e financiamento e termina na ação institucional até atingir a certificação.

Quatro comitês regionais foram criados para impulsionar o trabalho: no Extremo-sul; no Sul; no Norte-Nordeste e outro no Alto Vale do Itajaí.

Santa Catarina é o terceiro maior produtor de arroz do Brasil. Dez mil famílias vivem do plantio. A produção chega a 900 mil toneladas ofertadas ao mercado por ano. Outras 400 mil toneladas são importadas. A capacidade de beneficiamento é de 1,3 milhão de toneladas/ano. Do total, 60% é destinada ao arroz catarinense.

Os principais mercados são os consumidores catarinenses, paranaenses e cariocas. Segundo a Cidasc, 63% da comercialização do produto se dá fora do estado. Das 80 indústrias em funcionamento no estado, 54 são filiadas ao Sindarroz. A origem da matéria-prima vem, predominantemente (70%), da região de atuação da indústria. A falta de local adequado para o armazenamento do arroz a granel é o maior problema para a comercialização.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter