Arroz com selo
Produção integrada deve gerar selo de qualidade ao arroz.
A Embrapa Clima Temperado, de Pelotas (RS), está trabalhando para implantar o projeto de produção integrada de arroz, uma iniciativa que visa atender exigências do mercado internacional e produzir alimentos com segurança alimentar e ambiental. A proposta está protocolada no Ministério da Agricultura e terá como resultado final a criação de um selo de qualidade para o arroz.
Segundo a pesquisadora da Embrapa, Maria Laura Turino Mattos, a definição de normas de produção busca a sustentabilidade ambiental a partir da integração produtiva. “O objetivo maior é conservar os recursos naturais”, destaca. A Embrapa planeja fazer, no final deste ano, um workshop para apresentar a proposta final e colocar o assunto em debate entre os representantes da cadeia produtiva do arroz.
A produção integrada é um processo de lenta instalação. Depende da sistematização das informações para que sejam definidas as normas que deverão ser aplicadas em benefício do meio ambiente e do setor. O passo seguinte será colocar em prática as normas e conceder o selo de qualidade para o arroz que for produzido conforme as exigências. O selo dará transparência ao processo produtivo, facilitando a negociação a partir do reconhecimento do produto desenvolvido com menor impacto da lavoura ao meio ambiente.
Questão básica
A racionalização do uso de produtos químicos na lavoura de arroz é um dos principais objetivos do projeto da Embrapa. A produção integrada de arroz conta com o avanço das pesquisas para alavancar bons resultados de produção e comercialização. O uso de variedades mais resistentes a pragas e as técnicas de manejo de água e solo são pontos de partida para reduzir custos e atingir melhores resultados conservando os recursos naturais.