Arroz contaminado servido a crianças e pessoas acamadas

O Ministro da Agricultura do Japão já apresentou a demissão
.

Os japoneses ficaram horrorizados ao descobrir que milhares de crianças e pessoas acamadas foram alimentadas com arroz contaminado com pesticidas. O Ministro da Agricultura do Japão já apresentou a demissão.

O arroz contaminado era usado para a confecção de almoços de milhares de crianças e pessoas acamadas em casa. O produto entrava no Japão com destino à indústria, para uso, nomeadamente, no fabrico de cola, mas era distribuído no país como comida.

O escândalo do arroz contaminado está a afectar bastante o Japão, país de consumidores muito ciosos da segurança e qualidade dos alimentos. Segundo a CNN, um distribuidor aparentemente envolvido nas vendas terá cometido suicídio.

O arroz contém quantidades elevadas do pesticida metamidofos em quantidades superiores às permitidas pela regras de
saúde alimentar, mas ainda assim em quantidades aparentemente insuficientes para ameaçar a saúde dos consumidores, informou um responsável governamental.

Ainda assim, Seiichi Ota não hesitou em cometer “harakiri” político.

– Encontrei-me com o primeiro-ministro Fukuda e informei-o da minha decisão de me demitir, tendo em conta a seriedade do problema do arroz contaminado na sociedade – disse o agora ex-ministro japonês da Agricultura, em declarações picadas do canal de televisão nacional NHK.

Yasuo Fukuda aceitou a demissão, apesar de esta acentuar a crise política em que entrou o Partido Democrático Liberal (PDL), no poder, com o anúncio da demissão, há duas semanas, do próprio primeiro-ministro. As eleições dentro do PDL estão marcadas para a próxima semana.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter