Arroz cultivado no Sul
Na região central do Rio Grande do Sul a cultura do arroz está em diferentes fases.
O clima tem até ajudado o trabalho nas lavouras de arroz e o plantio está adiantado no Rio Grande do Sul.
A imagem aérea da região central do Rio Grande do Sul mostra que a cultura do arroz está em diferentes fases. O seu Nadir Serafim, agricultor do município de Dona Francisca, aproveita os dias de sol para terminar o preparo do solo. Ele já está com os 27 hectares de arroz pré-germinado plantados. Faltam apenas três hectares para terminar tudo.
“Estou fazendo o aplainamento. A água tem que ficar num padrão de altura. Não pode ficar nem mais baixo nem mais alto porque o arroz não produz. Onde fica fora da água não produz e onde fica muito fundo também não. Então, tem que ter um padrão, uma lâmina da água uniforme”, explicou seu Nadir.
Já seu Evandro Bertolin terminou o plantio há 20 dias. “Está saindo como a gente esperava. A semeadura na data certa. Por enquanto, está correndo tudo bem. A gente espera colher entre 8,5 mil e nove mil quilos por hectare”, calculou.
O avanço no plantio em Dona Francisca, também se repete em outras regiões. Em mais de 60% da área cultivada com arroz no estado o plantio já terminou.
Dona Francisca é um dos municípios com maior produtividade do estado. Em 2009, a média foi de mais de 8,6 mil quilos por hectare. No ano passado, esse número caiu para menos de seis mil quilos. Por isso, esse ano deve ser a safra da recuperação.
Na última safra, a família Pozzer não colheu um grão sequer. Foram 36 hectares perdidos com a inundação. Este ano, a expectativa é boa. Toda área está plantada e o desenvolvimento da cultura agrada seu André.
“Estamos esperando colher uns nove mil quilos por hectare. Isso depende do tempo. Foi plantado bem, com semente certificada e tudo dentro da técnica. Agora, é só esperar o tempo ajudar e colher bem”, concluiu seu André.
O prazo ideal para o plantio do arroz no Rio Grande do Sul vai até 15 de novembro.