Arroz da Coriscal ganha o Rio Jacuí
Novo carregamento será feito hoje na Cesa de Cachoeira do Sul (RS).
O Aliança II atraca hoje cedo no porto da Cesa para carregar 1,1 mil toneladas de arroz da Coriscal que serão levadas pelo Rio Jacuí de Cachoeira do Sul para Rio Grande, de onde seguem pelo mar para o norte do Brasil, onde o produto será beneficiado pela Cereais Araguaia.
Esta será a segunda carga de arroz de Cachoeira que será transportada pelo Rio Jacuí após a reativação da hidrovia, no mês passado – o que foi possível após um esforço conjunto entre Cesa, Navegação Aliança, Coriscal e Araguaia. Várias lideranças estaduais estarão na Cesa para acompanhar o carregamento, participando na seqüência da discussão Jacuí abrindo seus portos, que acontecerá em almoço na SRB.
De acordo com o liquidante da Coriscal, João Paulo Moraes, a intenção é levar o arroz mensalmente pelo Jacuí, pois o custo do transporte é cerca de 40% menor do que o rodoviário. No primeiro carregamento, que foi experimental, foram levadas 830 toneladas pelo Aliança II para o Maranhão.
– Está comprovado que o Rio Jacuí é navegável, precisando apenas de investimentos para melhorar a hidrovia. Passada a colheita de arroz, vamos nos programar para transportar de duas a quatro mil toneladas pelo rio. Nós estamos motivados para implementar o modal hidroviário, mas precisamos de investimentos como sinalização e dragagem do rio, que estava há 18 anos sem navegação – salienta Moraes.
ALMOÇO – Na reunião-almoço promovida pela Cacisc, os convidados vão discutir a retomada da utilização do Rio Jacuí como modal de transporte de cargas. Hoje a Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) está em fase de levantamento para saber onde se encontram os pontos críticos do Jacuí. Os técnicos da SPH estão verificando o trecho entre General Câmara e Rio Pardo.
O Rio Grande do Sul é o primeiro estado brasileiro a realizar uma ação concreta desde que foi assinado o termo de cooperação entre o Brasil e a Holanda. A assinatura do termo de cooperação técnica foi feita em agosto deste ano, no Ministério de Comércio Exterior da Holanda. O Estado planeja reduzir a dependência rodoviária com projeções apontando para um crescimento da movimentação de cargas nas estradas gaúchas de 72 milhões de toneladas, em 2005, para 110 milhões de toneladas, em 2010.
Importante
Estará na cidade para a solenidade do embarque do arroz Gilberto Teixeira da Cunha, superintendente da SPH, Alceu Moreira, presidente da Assembléia Legislativa, José Carlos Martins, diretor de hidrovias da SPH, e os deputados estaduais Adolfo Brito, Zilá Breintembach, Boka de Oliveira e Gilberto Capoani. Juntos virão Mauricio Fischer, presidente do Irga, Juvir Luiz Mattuella, presidente da Cesa, Robério Patta, gerente da Cereais Araguaia, e José Luiz Azambuja, superintendente da Admi-nistração de Hidrovias do Sul