Arroz de baixo índice glicêmico faz sucesso na Índia

 Arroz de baixo índice glicêmico faz sucesso na Índia

Variedade é diferenciada na Índia

Variedade Talengana já alcançou 2.500 acres semeados em diversos estados indianos.

Telangana Sona, popular variedade de baixo índice glicêmico, conhecido como o arroz para diabéticos, é uma cultivar fina, destinada a mercados especiais, desenvolvida na Índia. Nesta temporada tem obtido boa resposta no cultivo em diversos estados. "Este ano, o alimento básico, uma variedade desenvolvida pelo professor Jaysashankar Telangana, da State Agriculture University (PJTSAU) de Punjab, foi cultivado em uma extensão de 250 acres após ter sido introduzido há alguns anos.

Como muitos estudos mostraram bons resultados, a variedade está sendo cultivada também em outros estados. “West Bengal, Odisha, Chhattisgarh, Andhra Pradesh, Karnataka, Tamil Nadu e até mesmo Rajasthan estão cultivando a variedade de arroz”, disse o Jagedeeswar, chefe de pesquisa da PJTSAU.

Com muitos periódicos endossando a qualidade científica de seu baixo índice glicêmico, vários estados têm demonstrado interesse na variedade. Os pesquisadores afirmam que outro estado estava cultivando esta variedade em 10 lakh acres. “Telangana Sona tem muitas qualidades como ter um bom rendimento e não comprometer o sabor. É bom para aqueles que preferem uma boa variedade de arroz ”, disse o Pavin Rao, vice-reitor da Universidade. Olhando para o potencial da variedade, a Autoridade para o Desenvolvimento da Exportação de Produtos Alimentares Processados e Agrícolas (APEDA) também demonstrou interesse em exportar esta variedade para outros estados e países.

Curiosamente, a variedade Telangana Sona está sendo comercializada por pequenos comerciantes como a variedade de arroz saudável. O arroz Telangana empacotado agora está disponível por Rs 100-145 por kg no mercado. Ironicamente, os agricultores obtêm apenas entre Rs 40 e Rs 45 o kg. As variedades finas, incluindo Telangana Sona, alcançam um bom preço no final da temporada, com uma taxa de Rs 2.500 por quintal. No entanto, a essa altura, muitos agricultores já haviam vendido seus produtos a um preço mínimo de apoio (MSP) de Rs 1.888.

“Os agricultores que esperam conseguem um bom preço, pois Telangana e AP são os únicos estados do país onde o cultivo das variedades finas de arroz também ocorre na temporada do rabi”, disseram as autoridades locais.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter