Arroz do Arkansas vai de alto rendimento a produtividade variável

 Arroz do Arkansas vai de alto rendimento a produtividade variável

Existem algumas colheitas consideradas notáveis sendo relatadas no arroz irrigado por inundação e sulco.

Com um forte avanço contabilizado na semana passada, que deve se consolidar também até o final da atual semana, a colheita do arroz para o estado do Arkansas, responsável por 50% da área semeada nos Estados Unidos, deve ultrapassar os 40%. “Ainda estamos atrasados em relação aos últimos anos, mas parece que estamos encontrando nosso caminho agora e recuperar o tempo perdido para alcançar uma condição de normalidade pode acontecer rapidamente”, explicou Jarrod T. Hardke, especialista em extensão de arroz do Arkansas.

Na semana passada, os números de área cultivada informados pela FSA/USDA foram atualizados e mostraram um aumento adicional em hectares de arroz plantado para 2020. O aumento mais notável foi para a superfície semeada com grãos longos, agora com mais de 1,3 milhão de acres, ou 531 mil hectares. Já os grãos médios e curtos somaram pouco mais de 49 mil hectares.

Existem algumas colheitas consideradas notáveis sendo relatadas no arroz irrigado por inundação e sulco. No entanto, há uma boa quantidade de variabilidade informada com várias causas potenciais em outras áreas. Os campos foram observados mostrando deficiência de potássio ao longo da estação, e essa deficiência combinada com o aumento da suscetibilidade a doenças (em alguns casos, mancha estreita – Cercospora oryzae), pode ser parte do problema. Outros campos estavam florescendo quando foram alcançados por tempestades que traziam vento e chuva para afetar a polinização. Um número excessivo de grãos falhados pode ser um indicador disso. “Claro, vários fatores também podem ser explicação para isso”, explica Hardke.

Houve também uma janela relativamente curta de altas temperaturas noturnas que ocorreram em meados de julho e que podem ter impactado a safra. Isso pode causar falhas e queda de peso nos grãos. “Todos esses problemas podem ter afetado os campos, dependendo de quando foram plantados, já que a data de plantio parece interferir para apresentar uma montanha-russa nos rendimentos este ano”.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter