Arroz e feijão: o prato mais tradicional do Brasil é saudável
Amado em todos os cantos do país, o arroz com feijão traz benefícios para a saúde que muita gente não imagina; confira.
O arroz e feijão é o prato mais tradicional da culinária brasileira e compõe a dieta de milhões de pessoas de todas as regiões do pais. Mas, nesse mundo atual em que comidas saudáveis, orgânicas e pouco calóricas ganham destaque, muito se pergunta se de fato a combinação faz bem para a saúde.
Para a felicidade dos brasileiros, o arroz e feijão fé saudável.
"Apesar da fama de carboidrato, o arroz, tão popular no dia a dia dos brasileiros, tem muitos benefícios à saúde. Um estudo feito pela Escola de Medicina de Baylor University, localizada no Texas, EUA, comprovou que quem consome uma porção (100g) de arroz (branco ou integral) diariamente apresenta maior quantidade de sais minerais (como ferro e magnésio) no corpo e menor teor de gordura corporal. Além disso, esse cereal regula a pressão arterial, equilibra o colesterol e previne o diabetes", afirma a nutricionista da Escola Dínamis, Carla Lespa.
Não é so arroz que é rico em benefícios. O feijão, junto com seu "fiel companheiro", formam uma união rica em nutrientes e vitaminas.
" A melhor forma de ingeri-lo (o arroz) é junto com o feião ou com leguminosas, como a lentilha, pois eles se complementam. Unidos, eles também fornecem uma boa quantidade proteica, pois, enquanto o arroz é rico em metionina – um aminoácido responsável pela formação muscular –, o feijão, além de conter ferro e fibras, é rico em lisina – que também é um aminoácido, mas é responsável pelo crescimento ósseo. E essa combinação perfeita contribui para o controle glicêmico", afirma a profissional.