Arroz e trigo no futuro da BM&F

BM&F vai lançar o contrato de arroz no mercado à vista ainda neste ano.

A Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) poderá incrementar sua família de produtos agropecuários.

– Vamos lançar o contrato de arroz no mercado à vista ainda neste ano. Se a aceitação for boa, ele poderá evoluir para um contrato futuro – , diz Félix Schouchana, diretor de mercados agrícolas da bolsa. Recentemente, a entidade também recebeu um pedido dos moinhos para elaborar um contrato futuro para o trigo.

Os mercados agropecuários são apenas um grão de areia no universo dos derivativos financeiros, porém vêm crescendo a passos largos no Brasil. Hoje, o segmento já movimenta perto de US$ 8 bilhões (dados do ano passado).

– Se o ritmo de negociação for mantido, poderemos ultrapassar o volume financeiro de todo o ano passado já no mês de setembro – diz Schouchana.

Esta percepção pode ser comprovada em números. Em agosto, a Bolsa atingiu volume recorde mensal de negociação, com 120 mil contratos, e deve encerrar o ano acima da marca histórica de 1 milhão de contratos futuros negociados.

De janeiro a agosto, o volume financeiro foi de US$ 6,4 bilhões, 42% maior que o apurado em igual período do ano passado. O café arábica continua sendo o carro-chefe, seguido de perto pelo boi gordo e, agora, pelo milho.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter