Arroz em vassoura põe em risco biossegurança na Austrália

 Arroz em vassoura põe em risco biossegurança na Austrália

(Por Planeta Arroz) A Austrália abriu uma investigação sobre um possível incidente de biossegurança envolvendo vassouras de milheto e painço que poderiam estar contaminadas por sementes de arroz chinês em uma loja na região de Riverina, em Nova Gales do Sul. As vassouras importadas da China parecem ter plantas inteiras de arroz como parte da área de varrição. Um fazendeiro da região identificou o que acreditava serem plantas de arroz dentro de vassouras à venda na loja, que faz parte da maior rede de materiais de construção da Austrália. Keith Rowe, produtor de arroz há 20 anos, disse que sabia reconhecer o grão quando o via e estava preocupado com uma possível violação de biossegurança.

“Eu conseguia ver esses grãos na vassoura e, ao examiná-los mais de perto, quase caí de costas porque tinha certeza absoluta de que eram grãos de arroz”, disse ele.  “As preocupações com a biossegurança são gigantescas.”

Rowe reconheceu que a Austrália, por suas características geográficas, é um lugar ideal para cultivar arroz porque havia pouca ameaça de doenças ou pragas às plantas. A rede Bunnings informou ter retirado as vassouras da venda e que a empresa leva a biossegurança “muito a sério”.

“Trabalhamos com nossos fornecedores e o Departamento de Agricultura, Pesca e Florestas para garantir que nossos produtos atendam a todas as regulamentações relevantes de biossegurança e importação”, disseram eles.

“Assim que tomamos conhecimento dessas preocupações… por excesso de cautela, retiramos as vassouras da venda enquanto investigamos o assunto com nossos dois fornecedores de vassouras e o regulador de quarentena. Seguimos rigorosamente os requisitos de biossegurança para todos os produtos importados e podemos confirmar que o produto passou por tratamentos térmicos em altas temperaturas por 24 horas e fumigação com brometo de metila para garantir que qualquer material de semente remanescente não consiga germinar.”

Rowe compartilhou suas preocupações no X na semana passada, marcando o Departamento de Agricultura, Pesca e Florestas, que desde então iniciou uma investigação sobre as vassouras importadas.

“A biossegurança é uma responsabilidade compartilhada e incentivamos todos os australianos a relatar imediatamente quaisquer itens incomuns ou inesperados que possam violar nossos rigorosos requisitos de biossegurança”, disse um porta-voz do departamento em um comunicado.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter