Arroz estável em meio a enchentes na Tailândia
(Por Planeta Arroz) As inundações na Tailândia tiveram um impacto mínimo na produção de arroz, os produtores de milho estão vendo uma safra ligeiramente menor em menos área cultivada e as importações de trigo aumentaram significativamente ano a ano, de acordo com um relatório da Global Agricultural Information Network do Foreign Agricultural Serviço (FAS) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
As perspectivas do FAS Bangkok Post para a produção de arroz do ano de comercialização de 2022-23 permanecem inalteradas em relação às previsões anteriores em 19,9 milhões de toneladas, ligeiramente acima dos 19,87 milhões de toneladas em 2021-22. A precipitação entre janeiro e outubro de 2022 foi bem acima do ano passado, enquanto os danos causados pelas inundações na produção de arroz da safra principal de agosto a outubro foram marginais. As inundações atrasaram a colheita do arroz da cultura principal em algumas áreas da região nordeste devido à lenta drenagem da água.
A previsão para a produção de milho em 2022-23 também permanece inalterada em 5,2 milhões de toneladas, 2% menor que no ano passado devido à expectativa de menor área plantada de milho na entressafra. A colheita do milho da safra principal foi concluída no final de outubro de 2022 com bom rendimento médio devido a chuvas favoráveis e abastecimento de água suficiente.
“Os comerciantes esperam menor área de milho fora de época, no entanto, já que os custos de produção permanecem relativamente altos em comparação com outras culturas, como mandioca e arroz fora de época, que têm custos de manutenção mais baixos e retornos mais altos”, disse a FAS.
A previsão para as importações de trigo em 2022-23 permanece inalterada em 2,9 milhões de toneladas, mas isso representa um aumento de 23% em relação a 2021-22 devido a um aumento antecipado na produção doméstica e ao crescente consumo de alimentos à base de trigo. O compromisso total do contrato de exportação de trigo dos EUA para a Tailândia entre 1º de julho e 10 de novembro de 2022 foi de 374.227 toneladas, um aumento de 49% em relação ao mesmo período do ano anterior.