Arroz: Índia considera suspender proibição e restrições à exportação
(Por Planeta Arroz) A Índia, o principal exportador de arroz do mundo, provavelmente suspenderá, nas próximas semanas, a proibição e as restrições à exportação de arroz. Este é outro exemplo de flexibilização do esquema de segurança alimentar adotado por muitos países depois que a invasão da Ucrânia pela Rússia afetou negativamente o abastecimento de alimentos.
Uma fonte próxima ao governo indiano em questão disse que os funcionários do governo estavam considerando ansiosamente suspender a proibição e as restrições à exportação de arroz depois de ver a estabilidade de preços no mercado doméstico de arroz. A fonte disse que o estoque regulador em mãos do governo era suficiente para abastecer os programas sociais.
A Índia fornece 40% do arroz no comércio global, de modo que o preço do grão na Ásia provavelmente será enfraquecido se a Índia diminuir sua proibição e restrições à exportação.
O país hindu está discutindo para aliviar a proibição e as restrições à exportação de arroz, já que a preocupação com o aumento dos preços dos alimentos no mercado global está diminuindo.
Os preços dos alimentos aumentaram acentuadamente em 2022 por causa da guerra na Ucrânia e das mudanças climáticas, mas esses preços caíram no final do ano para o nível de seu período inicial. Oporta-voz do Ministério de Abastecimento e Comércio não quis comentar o assunto.
A oferta abundante de arroz no mercado aliviou e facilitou o plano do governo de aquisição de arroz para seus esquemas de distribuição social. De acordo com os números divulgados e atualizados pela Food Supplies Corporation do governo indiano até 1º de janeiro deste ano, o governo poderia comprar 53 milhões de toneladas de arroz de 2022-23 das novas safras e isso representou um crescimento de 11% ano a ano.