Arroz irrigado ganha espaço em Venâncio Aires
Município é grande produtor de erva-mate e fumo e vem ampliando a sua área e a produtividade, revelando bom aproveitamento das suas várzeas.
A Ascar-Emater/RS estará realizando uma reunião com agricultores de Venâncio Aires e representantes do Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) no próximo dia 20. A reunião acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores, às 9h. O encontro tem por objetivo tratar assuntos referentes às técnicas de cultivo da lavoura de arroz irrigado, além de serem apresentados temas integrantes do Programa Arroz RS, como o Projeto de Alta Tecnologia (Projeto 10/RS), Sistema de Produção Clearfield e outras discussões sobre o manejo da lavoura.
O técnico agrícola da Emater/RS em Venâncio Aires, José Luís, explicou que a reunião tem por finalidade melhorar o rendimento da cultura do arroz irrigado no município e, por isso, é importante a presença dos agricultores interessados. A orizicultura vêm ganhando espaço em Venâncio Aires, principalmente nas várzeas. O município é tradicional produtor de erva-mate e fumo e tem no arroz uma importante alternativa de produção. O município plantou 1.762 hectares na safra 2003/2004, tendo colhido 10.572 toneladas e obtendo média de produtividade superior a seis toneladas/ha.