Arroz mantém área, mas aumenta produção

No Rio Grande do Sul, mesmo com os pequenos problemas ocorridos em sua implantação, a cultura se desenvolve em ritmo satisfatório.

A área plantada de arroz deve ter um ligeiro incremento na ordem de 0,7% em relação à safra 2007/08, passando de 2.875,0 para 2.893,9 mil hectares, segundo o 6º Levantamento de Grãos da Safra 2008/2009.

No Rio Grande do Sul, mesmo com os pequenos problemas ocorridos em sua implantação, a cultura se desenvolve em ritmo satisfatório, e está, na maioria das áreas, nos estágios reprodutivo e de maturação, tendo inciado a colheita em um pequeno percentual de cerca 6%.

– As chuvas ocorridas no final de dezembro e meados de janeiro e até fevereiro permitiram o pronto restabelecimento das lavouras que devem confirmar as expectativas de rendimento – aponta o estudo.

Em Santa Catarina, a colheita está em franco andamento, alcançando produtividades melhores do que o estimado anteriormente. A comercialização da produção é imediata a colheita, uma vez que os preços estão aquecidos na região.

– Apesar do aumento substancial no custo dos insumos, e a estiagem que atingiu as lavouras, os produtores esperam aumento médio na produtividade, em nível Brasil, de 3,1% para a próxima safra, passando de 4.195 para 4.326 kg por hectare – revela o levantamento.

Os maiores aumentos deverão ocorrer nas Regiões Norte e Sudeste, em torno de 5,3% e 3,4%. Os aumentos de produtividade nas Regiões Centro-Oeste e Sul deverão ser da ordem de 1,3% e 2,1%, respectivamente.

Com o bom desempenho de produtividade nas principais regiões produtoras, o Brasil deverá colher 12,5 milhões de toneladas de arroz na safra 2008/09, representando assim um aumento de 3,8% em relação ao volume produzido na safra passada.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter