Arroz mostra queda na produção em levantamento
De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz de Mato Grosso (Sindarroz-MT), Joel Gonçalves Filho, a revelação de que a cultura apresentará queda na safra atual não é vista como novidade.
Mais uma vez, a cultura do arroz em Mato Grosso apresenta queda na produção conforme o levantamento da safra realizado pela Conab. De acordo com a pesquisa da companhia serão colhidos no Estado na safra 2007/2008, 657,7 mil toneladas contra 734,4 mil no plantio 2006/2007, uma redução de 10,4%. A área baixou de 280,3 mil (ha) no plantio passado para 239 mil (ha) no atual, retração de 14,7%.
De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Arroz de Mato Grosso (Sindarroz-MT), Joel Gonçalves Filho, a revelação de que a cultura apresentará queda na safra atual não é vista como novidade. A surpresa, conforme ele, está no volume que será colhido, que está 3% maior que a previsão inicial que estimava que apenas 634 mil toneladas seriam colhidas no Estado.
– Estamos passando por um momento delicado. Os produtores que poderiam investir no arroz estão migrando para outras culturas que estão apresentando maior rentabilidade, ou seja, preços maiores, como o milho e a soja.