Arroz porque faz bem” é tema de Seminário em Porto Alegre

O arroz é o mais nobre entre os cereais de grande consumo.

Para comemorar a Semana Mundial da Alimentação, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promove quinta-feira (14), a partir das 13 horas, o Seminário “Arroz porque faz bem”, no Auditório Paulo Freire, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. O evento é organizado pelo assessor da presidência, Gilberto Wageck Amato, pela nutricionista do Irga, Lilian Berwanger Deon, e o pesquisador da Estação Experimental do Arroz de Cachoeirinha e especialista na área de pós-colheita, Carlos Alberto Fagundes.

O arroz é o mais nobre entre os cereais de grande consumo. O fato, de o Estado gerar cerca de 2/3 da produção nacional de arroz, pode ser atribuído à parceria do Irga com a cadeia produtiva do arroz. A primeira posição do Estado deve-se à preferência do consumidor, devido à qualidade. Para Amato, esse fato tem contribuído para posicionar o Brasil como o primeiro na produção e consumo do cereal fora do continente asiático. “Cabe lembrar que o País, inclusive, ultrapassa o Japão na produção do grão”, ressalta.

No entanto, um diagnóstico motiva a realização deste Seminário: a identificação de que os esforços despendidos na pesquisa e extensão agronômica podem ser, ainda, mais efetivos se aumentado o consumo per capita no Brasil.

O tímido aumento no consumo total verificado nos últimos tempos tem como consequência direta a diminuição do PIB da cadeia orizícola. A nutricionista do Irga, Lilian Deon, explica que entre as dificuldades na busca pelo aumento do consumo nacional do arroz, seja branco, parboilizado ou integral, está a falta de conhecimento das qualidades do grão por parte do consumidor. “Isso é fruto da desinformação de formadores de opinião, como médicos, nutricionistas e jornalistas”, salienta.

A programação do evento destaca a Alimentação Institucional e Alimentos Funcionais e a Alimentação Escolar. Para tratar do assunto, o seminário buscou destacados médicos e nutricionistas. Entre os temas abordados, encontra-se um mito a ser derrubado: “o arroz engorda”.

O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio e Fundação Irga.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail: seminario.arroz.2010@irga.rs.gov.br. A confirmação deve ser feita até o dia 13 de outubro.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter