Arroz: um prato cheio para a safra 2008/09

Produtores e autoridades gaúchas abrem o plantio da safra 2008/09 e lançam a programação da 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

A solenidade de Abertura Oficial do Plantio da Safra de Arroz 2008/09, promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e o Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga) hoje (23/10), em Cachoeirinha (RS), reforçou a expectativa otimista do setor em torno de uma safra de grandes resultados no ciclo 2008/09. O evento formalizou o início da safra gaúcha, que está com cerca de 40% da área plantada em todo o estado.

Com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira, do secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, João Carlos Machado e do presidente do Irga, Maurício Fischer, e cerca de 300 pessoas, o presidente da Federarroz, Renato Rocha, destacou o clima até o momento favorável, a boa reserva de água para irrigação, os excelentes resultados da exportação brasileira e a boa média de preços recebidos pelos produtores na venda do arroz este ano.

– É uma cadeia produtiva que, apesar da crise que enfrentou, permaneceu investindo em tecnologia, em redução de custos, em sustentabilidade ambiental, em produtividade, garantia de abastecimento e profissionalização da produção – destaca Rocha.

Ele reiterou os fatores favoráveis à boa produtividade, produção e preços previstos para a safra 2008/09. Alertou, porém, que os custos de produção e a dificuldade de acesso ao crédito por parte dos produtores são motivos de preocupação. O secretário da Agricultura, João Carlos Machado, arrozeiro, tem expectativa muito otimista para 2009 e recebeu aplausos quando disse que a cadeia produtiva pode marcar a data para inauguração, em novembro, do terminal da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) no Porto de Rio Grande, destinado à exportação de arroz.

O presidente da Assembléia Legislativa, Alceu Moreira, desafiou o setor a buscar as oportunidades que surgirão da crise econômica mundial. Já o presidente do Irga, Maurício Fischer, ratificou a parceria com a Federarroz e a intenção de realizar a maior de todas as Aberturas da Colheita, de 5 a 7 de março de 2009, na Estação Experimental do Arroz.

– O arroz é um prato cheio de oportunidades para a próxima safra. Mas, embora otimista, o setor não deixa de ter cautela em assuntos estratégicos, como crédito, garantia de preços, custos de produção, gestão da lavoura e os reflexos que podem advir desta crise mundial – destacou Renato Rocha.

Também foi apresentada a programação prévia da 19ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e servido um almoço especial: paella campeira e arroz com marreco, a cargo do gourmet José Gallego Tronchoni, do Irga de Santo Antônio da Patrulha, e sua equipe. De sobremesa, o tradicionalíssimo arroz-de-leite e uma surpresa: a apresentação da Escola de Samba União da Vila do IAPI, com o tema “Arroz, o grão sagrado que na Vila tornou-se um tesouro”, que será levada à passarela do samba de Porto Alegre no próximo Carnaval.

Deixe um comentário

Postagens relacionadas

Receba nossa newsletter