Arroz vietnamita enfrenta competição da Índia nas Filipinas
Um relatório do Departamento de Desenvolvimento e Processamento de Produtos Agrícolas (Agrotrade) mostra que nos primeiros cinco meses deste ano, as exportações de arroz vietnamita alcançaram 2,7 milhões de toneladas a US $ 1,48 bilhão, queda de 11,3% em volume e 5% em valor no mesmo período anterior ano.
Não há demanda significativa por comerciantes estrangeiros enquanto esperam pela temporada de colheita de verão e outono, disse o relatório.
Por outro lado, o preço do arroz vietnamita é muito superior ao da Índia e da Tailândia. Uma tonelada de arroz vietnamita é $ 20 mais alta do que o arroz tailandês e mais de $ 100 por tonelada em relação ao arroz indiano.
Em média, o preço de exportação de arroz do Vietnã nos primeiros quatro meses deste ano atingiu US $ 543 por tonelada, um aumento de 15,4% no comparativo anual. As Filipinas são o maior mercado consumidor de arroz do Vietnã, respondendo por 35,6%, mas as exportações para esse mercado diminuíram 20,7% em volume e 4,9% em valor em relação ao mesmo período do ano passado. Da mesma forma, as exportações de arroz para a Indonésia também diminuíram acentuadamente em 71,1 por cento com relação ao ano anterior.
De acordo com a Agrotrade, a demanda do mercado nos próximos tempos será alta, mas o arroz vietnamita enfrentará concorrência no mercado internacional quando os preços do arroz tailandês e indiano forem mais atraentes para os compradores.
Recentemente, as Filipinas eliminaram as tarifas de importação para os países da ASEAN, não-ASEAN e “Nação Mais Favorecida” (MFN) com o objetivo de aumentar as importações de arroz mais barato da Índia e do Paquistão.
Especificamente, as Filipinas reduziram as tarifas de importação de MFN sobre o arroz para uma taxa única de 35%. Anteriormente, ela havia imposto uma tarifa de 40% dentro da cota e 50% fora da cota.
Em 7 de junho, o Ministro das Finanças das Filipinas, Carlos Dominguez, anunciou que o país buscaria mais arroz em países fora do Sudeste Asiático com o objetivo de diversificar a oferta e manter os preços de importação a preços razoáveis. Assim, a Índia é um país com arroz mais barato que pode se tornar o principal fornecedor.
O Vietnã tem sido o principal fornecedor de arroz para as Filipinas até agora. Além disso, as Filipinas também compram arroz da Tailândia e da Índia, além de outros países fora do Sudeste Asiático.
O Vietnã deve produzir 43 milhões de toneladas de arroz e exportar 6,5 milhões de toneladas de arroz este ano, de acordo com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.
O país foi o segundo maior exportador mundial de arroz no ano passado, com 6,25 milhões de toneladas.