Arroz vietnamita ofereceu a proposta mais baixa de 300.000 toneladas da Indonésia
(Por Revista Planeta Arroz / AgroDados) O preço mais baixo oferecido num concurso internacional da agência estatal de compras da Indonésia, Bulog, para comprar cerca de 300 mil toneladas métricas de arroz foi estimado em 588,00 dólares por tonelada de custo e frete (c&f) para o arroz que se espera venha do Vietnã, disseram comerciantes europeus na quinta-feira.
Nenhuma compra foi informada ainda e as negociações de preços continuam, disseram traders. Uma decisão é esperada nos próximos dias. A licitação pretende fazer chegar o arroz à Indonésia até 31 de maio.
Os relatórios refletem as avaliações dos comerciantes e outras estimativas de preços e volumes serão possíveis posteriormente. O concurso de compra dá continuidade a uma série de medidas do governo indonésio para aumentar as importações de arroz para arrefecer os preços locais.
Os preços do arroz, o alimento básico para a maioria dos 270 milhões de habitantes da Indonésia, aumentaram cerca de 20% desde o ano passado, à medida que o fenómeno climático El Niño reduziu as chuvas em grandes partes da Ásia em 2023, reduzindo a produção e provocando a inflação alimentar. A Indonésia já garantiu 1 milhão de toneladas de importações de arroz para 2024.
A licitação buscava arroz branco em uma série de remessas de cerca de 25 mil a 30 mil toneladas provenientes da Tailândia, Vietnã, Mianmar, Paquistão e Camboja. Acredita-se que a oferta mais baixa de arroz vietnamita tenha sido apresentada pela Vietnam Northern Food para uma remessa, disseram comerciantes.
A oferta mais baixa de arroz da Tailândia foi estimada em US$ 593,00 por tonelada c&f do Siam Golden Rice, disseram eles. A oferta mais baixa para o arroz do Paquistão, Myanmar ou Camboja foi avaliada em 620,50 dólares por tonelada c&f. O arroz do Vietnã e da Tailândia dominou as ofertas na licitação em termos de volume, disseram traders. O arroz deve ser embalado em sacos e enviado apenas por navios fracionados.
Em sua última licitação internacional de arroz, realizada em 27 de março, acredita-se que a Bulog tenha comprado cerca de 300 mil toneladas também para chegada em 31 de maio.
Fonte: Reuters