Arrozeiros de Dom Pedrito/RS abandonam lavouras
Cerca de um terço da área de 50 mil hectares plantada não teve boa germinação e foi preciso usar a água que agora falta para a irrigação.
Arrozeiros de Dom Pedrito começaram a abandonar as lavouras em função da seca. Conforme o secretário da Agricultura do município, Jerferson Vargas, a situação ocorre em 30% dos 50 mil hectares plantados com o grão no município. "Faltou umidade para a germinação das lavouras e os produtores tiveram que usar a água que precisariam agora para essa finalidade."
O prejuízo chega a R$ 43,2 milhões, estima o presidente do Conselho Consultivo da Federarroz Valter Pötter, levando em conta que as perdas somam 1,8 mil sacas que seriam produzidas em 15 mil hectares e vendidas à indústria por R$ 24,00/saca. Ele afirma que a situação é significativa para o município, mas o problema mais grave ainda está por vir. "Se seguir este quadro, que é a previsão, até o fim de fevereiro o prejuízo pode chegar a 50%."
Também há agricultores abandonando as lavouras de milho, cultura semeada em apenas 20% da área, e de sorgo. Nas lavouras de soja, metade registrou atraso na germinação. Na produção de leite, as perdas já recaem sobre 30% da produção. Ainda há casos de criadores de gado de que, como Valter Pötter, estão usando arroz para alimentar os bovinos por falta de pasto.