Arrozeiros gaúchos negociam na Argentina
Lideranças do setor continuarão as negociações estabelecidas com uruguaios e argentinos no Congresso Brasileiro de Economia Orizícola e que seguiram na Expointer.
O setor de produção de arroz do Mercosul voltará a se reunir para discutir alternativas e estratégias que assegurem rentabilidade à cadeia produtiva, diante do difícil momento de comercialização no bloco econômico por causa dos excedentes. Desta vez, o encontro será na cidade de Paraná, capital da Província de Entre Rios, na Argentina, quando será promovido o I Congresso de Arroz do Mercosul. O evento acontece no próximo dia 9 de setembro e será promovido pela Associação de Entidades Arrozeiras da Argentina.
Do Brasil, estão confirmadas as presenças do presidente da Federarroz Valter José Pötter, do presidente da Farsul Carlos Sperotto, do presidente da Fearroz André Barreto e do diretor comercial do Irga, Rubens Silveira.
A intenção é consolidar uma posição setorial pela exportação de arroz pelo bloco econômico, para reduzir o impacto dos excedentes nos preços, buscando junto aos governos nacionais incentivos e ações que minimizem ou retirem as barreiras comerciais impostas mesmo dentro da América do Sul e do Caribe. Além disso, serão debatidas estratégias para a nova safra e mecanismos que evitem a superoferta do cereal ao mercado brasileiro.